sexta-feira, 29 de abril de 2011

SISTEMAS
O conjunto de todos os sistemas constitui o organismo.os sistemas funcionam de maneira integrada, e essas integração é fundamental para manter a saúde do organismo como um todo e, consequentemente, a vida.
Veja os sistemas do corp
o humano que serão estudados.
-sistema genital ou reprodutor:

O sistema reprodutor masculino é formado por:

  • Testículos ou gônadas

  • Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra.

  • Pênis

  • Escroto

  • Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.

  • O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

    O SISTEMA DIGESTÓRIO

    O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.


Sistema respiratorio é o conjunto de orgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.



O sistema imunológico, também conhecido como sistema imunitário, compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores externos, como bactérias, vírus, protozoarios, fungos.





Aparelho urinário ou sistema urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina. O aparelho é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.Os materiais inúteis ou prejudiciais ao funcionamento do organismo, não são assimilados, sendo assim eliminados.Os materiais desnecessários ao funcionamento do corpo humano e por ele expelidos não são iguais


SISTEMA ESQUELÉTICO

Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.


Sistema Muscular

Em nosso corpo humano existe uma enorme variedades de músculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção.

Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo.

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais.

No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da glia (ou da neuróglia). Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase.



Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.

Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos.




ORGÃOS
OS TECIDOS TAMBÉM SE AGRAPAM NOSSO ORGANISMO.UM DE AGRUPAMENTO DE TECIDOS QUE INTERAGEM FORMA UM ORGÃO.
ESTOMAGO, POR EXEMPLO, É UM ORGÃO DO CORPO HUMANO.NELE PODEMOS RECONHECER A PRESENCA DOS TECIDOS EPITEL
IAL, MUSCULAR ENTRE OUTROS.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TECIDOS
TECIDO EPITELIAL


DOIS TIPOS DE CÉLULA QUE FORMA O TECIDO EPITELIAL.OBSERVE COMO AS CÉLULAS ESTÃO JUSTAPOSTA UMAS AS OUTRAS.
UMPOUCO MAIS SOBRE A PELE.A PELE REPRESENTA SERCA DE 15% DO PESO DE UM SER HUMANO ADULTO COBRINDO UMA AREA DE APROXIMADAMENTE 2 METROS QUADRADOS.
TECIDO CONJUNTIVO

O TECIDO CONJUNTIVO PROMOVE A SUSTENTAÇÃO ,A PROTEÇÃO E A UNIÃO DE ALGUNS ÓRGÃOS DO CORPO.
E´O TECIDO EM MAIOR QUANTIDADE EM NOSSO CORPO.ELE É FORMADO POR CÉLULAS QUE SE ENCONTRAM SEPARADAS DAS OUTRAS. O ESPAÇO ENTRE AS CÉLULAS É PREENCHIDO POR UM MATERIAL QUE CONSTITUI A CHAMADA MATRIZ CELULAR.
TECIDO CARTILAGINOSO
-CONSTITUI A CARTILAGEM QUE ESTA PRESENTE EM VARIAS PARTES DO NOSSO CORPO:NARIZ, ORELHA E NA TRAQUEIA.
AJUDA A FORMAR AS ESTRUTURAS(SUSTENTAÇÃO)
-AJUDA NAS ARTICULAÇOES MOVEIS ENTRE OS OSSOS
-RECOBRE A SUPERFICIE ARTICULAR DOS OSSOS ,CONTRIBUINDO PARA O DESLIZAMENTO DELES.