sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Os musculos são tecidos que se contraem ou relaxam transmitindo movimentos aos ossos sobre os quais estão inseridos.Cada um dos quase 640 músculos do corpo humano possui um nervo mortos que conduz os impulsos elétricos do sistema nervoso ( controlados e coordenados pelo cérebro) e gera a contração muscular.
As Articulações
O sistema articular é formado por articulações, ou seja, por um ponto de contato entre os ossos.
Em todo nosso corpo temos diferentes tipos de articulações: algumas que são bastante fortes e imóveis conhecidas como sinartrose e outras que permitem movimentos por serem flexíveis anfiartrose e diartrose.Com relação a sua estrutura, as articulações podem ser classificadas em fibrosa (os ossos são unidos por tecido conjuntivo fibroso), cartilaginosa (os ossos são unidos pela cartilagem) e sinovial (possui um espaço entre os ossos).
Nosso corpo é capaz de realizar muitos movimentos, contudo, estes movimentos ocasionam atrito. Para amenizar este atrito, nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais.
Estas bolsas agem como amortecedores do impacto entre as articulações. Elas estão localizadas entre a pele e o osso (nas regiões onde ocorre atrito entre estas partes), entre os tendões e os ossos, entre os músculos e os ossos e também entre os ligamentos e os ossos.
Envelhecimento
Com o avanço da idade, a produção de sinóvia nas articulações é diminuída, a partir daí, começam a surgir os efeitos do envelhecimento nas articulações, que podem ser aumentados tanto por fatores genéticos quanto pelo seu desgaste.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
sistema esquelético
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
No nosso sistema esqueletico existem varios tipos de ossos veja alguns:
- Ossos longos: o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. O corpo do osso é chamado diáfise. Exemplos:Fêmur, Rádio e Ulna.
- Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Exemplo:ossos do tarso.
- Ossos sesamóides: todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Exemplo: as paletas.
- Ossos laminares: têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Exemplo:escapúla, , costelas, etc.
- Ossos irregulares: não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: Vértebras, etc.
- Ossos pneumáticos: ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Exemplos: maxilar, etc.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial que se concede de cranio, coluna vertebral e caixa toracica.