sexta-feira, 22 de julho de 2011

O SISTEMA AOB

O Sistema ABO foi o primeiro dos grupos sanguíneos descoberto. Landsteiner classificou os seres humanos em três grupos sanguíneos A O B e explicou por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não.A designação "0" é hoje considerada errônea, pois implica que este grupo não teria antígenos.

Indivíduos do grupo 0 não possuem nenhum dos dois antígenos, portanto possuem anticorpos anti-A e anti-B; podem receber apenas sangue do grupo O, mas podem doar para todos os grupos.

Indivíduos do grupo A possuem apenas o antígeno A, e portanto apresentam os anticorpos anti-B; podem receber sangue dos grupos 0 e A, e doar para os grupos A e AB.

Indivíduos do grupo B possuem apenas o antígeno B, e portanto apresentam os anticorpos anti-A; podem receber sangue dos grupos 0 e B, e doar para os grupos B e AB.

Indivíduos do grupo AB possuem ambos os antígenos, e nenhum anticorpo. Podem receber sangue de qualquer grupo, mas doam apenas para o grupo AB.

Da combinação entre o Sistema AB0 e do Fator RH , podemos encontrar os chamados doadores universais (0 negativo) e receptores universais (AB positivo).

Estas regras não levam em conta o raríssimo 0 Bombay o qual somente pode receber sangue de outro indivíduo 0 Bombay nem os subgrupos de A e B os quais não representam interferência na maioria das circunstâncias clínicas (ver abaixo).

Os antígenos do sistema ABO são por natureza hidratos de carbono, sintetizados por influência de genes autossômicos correspondentes.

A determinação antigênica do sistema ABO, que inicialmente se acreditou ser bastante simples, envolve certas complexidades, pois para ela contribuem dois pares de alelos.
Na tabela a seguir você pode verificar o tipode aglutignio e o tipode aglutinina existentes em cada grupo sanguíneo:

GRUPO SANGUINEO AGLUTINOGENIOS AGLUTININA
A A ANTI-B
B B ANTI-A
AB A e B NÃO POSSUI
O NÃO POSSUI ANTI-A e ANTI-B
Na existencia de uma substancia denominada fator RH no sangue é outro criteriode classificação sanguinea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário